Após ‘Que Tiro Foi Esse?’, Jojo Todynho entra na mira de grandes marcas
“Que Tiro Foi Esse?” foi um dos hits do Carnaval de 2018 e alçou Jojo Todynho (com um D só, diferentemente do achocolatado) à fama. A carioca virou fenômeno na internet e viu sua agenda lotar com shows e presenças em camarotes na folia e eventos. “Fiquei sem tempo pra cervejinha com os amigos. Mas eu sempre dou meu jeito”, brinca a funkeira.
Publicado em 29 de dezembro, o vídeo da música alcançou 100 milhões de visualizações no YouTube em 4 de fevereiro. Hoje, já passou a marca de 150 milhões (“Vai, Malandra”, da Anitta, tem cerca de 220 milhões).
A partir daí, grandes empresas visualizaram o potencial da artista, e a “atiradora” Jojo virou alvo. Primeiro, as Havaianas com uma versão do hit em ritmo de samba. Depois, o iFood com “Que Pedido Foi Esse?”. Na sequência, o McDonald’s com a paródia “Que Tasty Foi Esse?” para divulgar o Big Tasty.
Virou influencer. E a lista de interessados pela funkeira de 21 anos aumenta dia a dia, conta Danilo Faro, sócio-proprietário da Ponto 3 Comunicação/Conteúdo Digital, que gerencia a imagem e as questões publicitárias da cantora. Um comercial de Páscoa e um show corporativo surpresa já estão na agenda de compromissos (e não podem ser divulgados previamente por questão de contrato). Diversos outros pedidos de orçamento estão na fila para avaliação.
Além dos números expressivos e popularidade da artista na internet, a escolha das marcas tem sido baseada nas questões de diversidade e inclusão. Jojo nasceu no subúrbio do Rio, é negra, defende o empoderamento feminino e ressalta que quer desconstruir padrões. “Você pode ser gordinha e ser feliz”, costuma dizer.
“Meu padrão sou eu! Eu apoio a diversidade, temos que ser o que a gente quer ser. Ninguém é obrigado a amar alguém, não, mas tem que respeitar, sim”, diz Jojo à Folha.
A carioca se considera autêntica e aponta que isso também ajuda a despertar interesse publicitário. “Sou fora das câmeras a mesma pessoa que você vê nas redes sociais e na TV. As pessoas, as marcas querem pessoas de verdade. Não faço tipo!”
E esse jeito irreverente atraiu as Havaianas. Luciana Haguiara, diretora de criação da agência AlmapBBDO, responsável pela ação, afirma que, quando estourou o hit “Que Tiro Foi Esse?” e surgiram alguns memes de famosos, a equipe viu a oportunidade para uma nova campanha.
Organizou em praticamente uma semana, tudo muito rápido, segundo Luciana. A gravação foi feita no metrô de São Paulo. “Produzimos, filmamos, editamos e subimos o vídeo em menos de 8 horas.”
“A Jojo é carismática, debochada e alegre. Ela fala a língua das redes sociais, perfeita para comunicar uma ação de Carnaval para uma marca democrática como Havaianas”, explica a diretora.
No Instagram, a base da cantora cresceu 53% nos últimos 90 dias, e hoje conta com 2,8 milhões de seguidores. A base média de visualizações de Jojo é de 663.147, curtidas chegam a 74.318 e 1.847 comentários, de acordo com levantamento realizado pela Airfluencers, empresa de geração de inteligência a partir de dados das redes sociais.
Após contratar nomes como Anitta, Fábio Porchat e Preta Gil, o iFood também resolveu apostar no buzz gerado pelo hit do Carnaval. “Somos uma marca jovem e democrática, e a Jojo traduz isso”, diz o gerente de publicidade do aplicativo de delivery, Bruno Andrade. Ele conta que todo o processo da ação foi uma criação interna, que surgiu durante uma brincadeira interna na área de marketing. Com dois vídeos no YouTube, foram mais de 21 milhões de visualizações.
O McDonald’s foi outra marca tradicional a explorar o potencial da funkeira. Segundo o vice-presidente de marketing, Roberto Gnypek, o hit da Jojo foi lançado no mesmo momento que a campanha de Big Tasty estava sendo elaborada. “Queríamos uma trilha sonora empolgante para embalar essa campanha.”
“A métrica era perfeita e substituímos o ‘Que Tiro Foi Esse?’ pelo ‘Que Tasty Foi Esse?’ para demonstrar todo o impacto do sanduíche surgindo na frente das pessoas”, diz Rafael Urenha, vice-presidente de criação da agência DPZ&T, que cuidou da execução do vídeo.
Urenha destaca que o McDonald’s costuma fazer campanhas rápidas, que não ficam no ar por muito tempo. Por isso, precisam ter um elemento pop na ideia para a marca se conectar com o público.
IMAGEM DE VALOR
Valores de cachês não são divulgados, mas Danilo Faro afirma que aumentaram consideravelmente. “Claro que não dá para comparar com o Rodrigo Faro, por exemplo, mas vai ajudar a fazer um pé de meia”, conta o empresário, que é irmão do apresentador da Record.
Sua agência tem como desafio manter a Jojo em alta e ele destaca a velocidade com que ela migrou da internet para a TV. “Isso se deve muito ao carisma. Um artista não funciona se não tiver carisma. Ela é de verdade”, ressalta. “O público gosta de gente em que possa se espelhar, não quer algo inatingível.”
Passado o Carnaval, a cantora começa o tour por programas de televisão para os quais ainda não tinha tanto tempo, mesclando com apresentações e eventos pelo país.
E O TODDYNHO?
Jojo conta que a marca de achocolatado da Pepsico nunca a procurou, mas que adoraria fazer trabalho pra eles.
“Adoro Toddynho. Seria uma campanha bacana, já pensou? Eu e toda a criançada que consome Toddynho… A criançada me adora! E eu ia amar! Fica a dica para a galera da Pepsico!”
Por questões legais e precaução, Danilo Faro relembra que trabalham com o nome de Jojo Maronttini, inventado pela artista.
CLIPE “QUE TIRO FOI ESSE?
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