Johnnie Walker cria versão feminina Jane Walker na luta pela igualdade de gênero
A Johnnie Walker desenvolveu uma campanha especial para o mês do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Pela primeira vez, a tradicional marca de uísque da Diageo estampa suas garrafas com uma figura feminina: a Jane Walker.
Segundo a empresa, trata-se da celebração das muitas realizações das mulheres e um símbolo de empoderamento para todos os que estão no caminho do progresso na igualdade de gênero.
Jane segue o padrão de Johnnie: com chapéu e caminhando, de acordo com o slogan “keep walking” do uísque. Foram produzidas 250 mil garrafas de black label nos Estados Unidos inicialmente e não há previsão de comercialização no Brasil.
De acordo com a vice-presidente da Johnnie Walker, Stephanie Jacobys, o uísque escocês é particularmente intimidante para as mulheres. “É uma ótima oportunidade para convidar as mulheres para a marca”, afirmou à Bloomberg.
Para cada garrafa Jane Walker produzida, a Diageo, responsável pela marca, vai doar US$ 1 para organizações que apoiem causas das mulheres, como a Monumental Women. Nas redes sociais, ainda criou a hashtag #walkwithjane e, em um post, prometeu doar US$ 1 a cada pessoa marcada por um amigo na publicação.
Embora seja uma edição limitada, a vice-presidente da Johnnie Walker não descarta novas ações com Jane. “Nós realmente vemos Jane como a primeira interação feminina do nosso ícone de homem andando”, disse Jacobys. “Nós gostamos de pensar nas duas figuras caminhando juntas e indo em frente.”
O lançamento faz parte da ativação mais recente da campanha “Keep Walking America”, que começou em 2016 e tenta conversar com um público mais amplo e um tom mais inclusivo, atingindo latinos nos EUA, por exemplo.
CRÍTICAS
Na internet, críticas à campanha foram feitas por diversos usuários. Algumas delas dizendo que as mulheres não precisam deste convite para beber uísque.
Ao site especializado scotchwhisky, Jacobys afirma que já sabia que a imagem poderia gerar debate. “Em geral, a resposta foi extremamente positiva, e é ótimo ver pessoas levando a campanha no espírito positivo que se destinava”, afirmou.
“Houve alguns erros por marcas onde eu certamente posso entender de onde isso vem e agora as pessoas estão vendo essa campanha ganharem vida, compreendendo todas as peças e como elas se encaixam, elas realmente são sobre celebrar mulheres e convidar todos para faça parte dessa celebração”, disse ao site.
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