Conar suspende vídeo da Nextel com ‘Ruivo da Vivo’ e sátiras a Tim, Claro e Oi

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) recomendou a suspensão da nova campanha publicitária da Nextel. O vídeo protagonizado por João Côrtes, que ficou conhecido como “Ruivo da Vivo”, já foi retirado do YouTube e das outras redes sociais da operadora, além de não passar mais na TV.

O órgão que fiscaliza a propaganda no Brasil avaliou que a campanha poderia trazer danos à imagem dos concorrentes Tim, Oi, Claro e Vivo e, com uma decisão liminar, pediu a suspensão imediata.

De acordo com a entidade, a reclamação foi feita por Tim e Oi, e o julgamento deve ocorrer no prazo de 45 dias aproximadamente.

No vídeo, João Côrtes indica que agora mudou para a “melhor operadora do Brasil”, mote da campanha, e faz sátiras também a comerciais das concorrentes.

Em comunicado, a Nextel afirma que tem como princípio a veiculação de campanhas publicitárias claras e transparentes, que respeitam o consumidor, a concorrência e a regulamentação do setor. O uso da expressão “melhor operadora de celular do Brasil”  tem como base a pesquisa Melhores Serviços, realizada pelo jornal O Estado de S. Paulo em parceria com o Blend New Research – HSR que, pelo terceiro ano consecutivo, apontou a Nextel como líder do ranking de telefonia móvel do país.

A Nextel ressalta que tal informação estava devidamente identificada nas peças publicitárias na forma de cartela (“Melhor operadora de celular do Brasil. Fonte: Prêmio Estadão”) e texto jurídico e informa que está à disposição para prestar os esclarecimentos necessários ao órgão regulador.

Tim, Oi e Vivo não comentam o tema.  Claro não respondeu até o horário de publicação do texto.

SUCESSO DO RUIVO

O jovem ruivo de 22 anos foi destaque em campanhas da Vivo  a partir de 2013. Ele contracenou com figuras como Grazi Massafera, Fábio Porchat, Marina Ruy Barbosa, Luiz Felipe Scolari e Rubinho Barrichello. Nas cenas, sempre uma atuação bem humorada, com ironias.

A partir daí, foi convidado para série e novela.

Côrtes esteve na série “Os Experientes” (2015), dirigida por Fernando Meirelles e com Beatriz Segall no elenco, e na novela “Sol Nascente” (2016), com Giovanna Antonelli, Bruno Gagliasso, Laura Cardoso, Letícia Spiller e Marcelo Novaes.

————————————————————————————————————–

Sugestões, críticas ou dúvidas? Envie para folha.inteligenciademercado@gmail.com

Siga também no Linkedin e no Instagram.