Herói da pátria ou traidor e criminoso? Cerveja brinca com prisão de Lula

A cerveja Rio Carioca aproveitou o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para gerar engajamento em suas redes sociais.

A marca publicou dois posts relacionados ao processo de prisão e o pedido de habeas corpus de Lula —sem mencionar o nome do protagonista.

“Para alguns, herói da pátria. Para outros, traidor e criminoso. Estamos falando de Tiradentes”, dizia a imagem do primeiro post,  complementado com a frase “Tá chegando a hora dele”, em referência a 21 de abril, feriado dedicado ao mártir da Inconfidência Mineira.

Em outro post, foi feito um trocadilho com habeas corpus. “Corpus” foi substituído por “copus”. Nos comentários, fãs seguiam a piada e diziam que era a cerveja do Lula.

A ideia da ação foi da agência 11:21. “Procuramos trazer o papo típico do bar para dentro da comunicação. E a oportunidade, o humor rápido, político, é muito papo de bar”, diz Gustavo Bastos, sócio e diretor de criação da agência.

Nesta sexta (6), o juiz Sergio Moro decretou a prisão do ex-presidente, que teria de se entregar até as 17h. Lula, entretanto,  já havia informado à Folha que não se entregaria em Curitiba, sede da Polícia Federal.

O petista passou o dia na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP) e, segundo a assessoria de imprensa da 13ª Vara Federal do Paraná, cabe à PF definir como prenderá Lula.

A cerveja costuma fazer brincadeiras com o cenário político brasileiro. Já fez piadas com Aécio Neves, por exemplo, quando o senador mineiro pôde retornar ao seu mandato após afastamento sob acusação de corrupção passiva e obstrução da Justiça.

O político foi gravado em março pelo delator e empresário Joesley Batista, dono da JBS, a quem pediu R$ 2 milhões.

“Tomamos cuidado em não ser seletivos, ou seja, a gente brinca com todo mundo de todos os lados e correntes”, afirma Bastos.

Segundo ele, procuram sempre analisar as ideias para ver se estão ofensivas. “Só publicamos as que passam nos teste: não ofendem e são engraçadas. Tem dado certo.”

—————————————————————————————————————

Sugestões, críticas ou dúvidas? Envie para
folha.inteligenciademercado@gmail.com

Siga também no Linkedin e no Instagram