Projeto oferece quadra grátis e ajuda a reunir mulheres para jogar futebol
Luana Maluf cresceu em uma vila na zona sul de São Paulo, mais precisamente no bairro da Vila Mariana. Não tinha nenhuma menina para brincar. Havia espaço para jogar bola. Então a vida era o futebol com os garotos.
Canela roxa com as pancadas, toda suja de chão de rua… Era demais, conta a paulistana de 23 anos sobre sua infância.
A palmeirense segue muito ligada ao esporte e mantém um blog na ESPN sobre seu time, além do canal no YouTube 1×0 Feminino. Com isso, ela se tornou influente nas redes sociais —são 71 mil seguidores no Instagram, por exemplo.
“Todos os dias mulheres me procuram falando que querem jogar futebol, mas que não conseguem por falta de times ou local”, diz Luana. “Viam minhas fotos e comentavam perguntando se podiam jogar comigo.”
E essa dificuldade para encontrar lugares para jogar futebol entre amigas fez com que a jovem idealizasse o projeto Passa a Bola, que estreou em março. O objetivo é justamente reunir mulheres para partidas e proporcionar um ambiente de respeito, tolerância e longe de preconceitos, afirma a blogueira.
Às terças-feiras uma quadra de grama sintética na zona oeste de São Paulo fica disponível gratuitamente para elas. Para participar, é preciso se inscrever pelo email oficialpassaabola@gmail.com e aguardar confirmação. Atualmente a lista de espera tem cerca de 80 nomes, segundo Luana.
Uma das jovens que já entrou no gramado é a mineira Jessica Suellen, 27, que vive em São Paulo há três anos. A produtora musical, que faz curso para ser pilota de avião, conta que não jogava desde que chegou à capital paulista, quando teve dificuldade para encontrar lugares para praticar.
A palmeirense já acompanhava o blog de Luana e soube da novidade por meio das redes sociais.
PATROCÍNIO E IMAGEM
O Passa a Bola conta com apoio da Puma. A marca ressalta que admira esse tipo de atitude e que em sua lista de atletas patrocinados estão nomes como o da jogadora Marta, uma das principais figuras do futebol e eleita cinco vezes a melhor do mundo.
Fabio Kadow, diretor de marketing da Puma, afirma que a empresa sentia falta de conversar com esse público fora dos gramados profissionais e por isso começou a trabalhar com a Luana Maluf, em 2017. “Ela representa muito essa geração de meninas que busca respeito e igualdade no mundo do futebol.”
E como a procura tem sido grande, Luana já tenta novos patrocinadores para garantir outra quadra para jogar.
A iniciativa vem ao encontro da ideia de que as mulheres devem se sentir satisfeitas consigo mesmas e criar suas próprias regras, sem aceitar imposições de estereótipos.
“É estranho, parece que alguns se sentem obrigados a seguir um comportamento padrão e precisam ser enfrentados para enxergar de uma nova forma”, afirma Luana, que estará no grupo de influenciadores digitais da ESPN durante a Copa do Mundo, tentando atingir um público fora da TV.
PROJETO PASSA A BOLA
Quando: terças-feiras
Local: Playball Pompeia
Endereço: av. Nicolas Boer, 66, Pompeia, zona oeste, São Paulo
Horário: das 20h30 às 23h30
Inscrições: grátis, pelo email oficialpassaabola@gmail.com
—————————————————————————————————————
Sugestões, críticas ou dúvidas? Envie para
folha.inteligenciademercado@gmail.com