Carol Portaluppi, Bia e Branca e atores trocam likes com doadores de sangue

Atores, atrizes, youtubers e outros influenciadores foram convidados pelo o Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, para conscientizar jovens e aumentar o número de doadores de sangue.

Lançada no fim de abril pelo Instagram, a campanha #TrocoLikesPorSangue conta com nomes como os da atriz Isabella Santoni, de Carol Portaluppi e das irmãs gêmeas do nado sincronizado Bia e Branca.

A ideia é que quem for doar sangue no hemocentro carioca poste uma foto em sua rede social e marque o nome da campanha. Assim, os embaixadores escolhidos poderão curtir a publicação.

Atualmente, Branca é apresentadora da Fox Sports, ao lado de sua irmã, e conta que sua mãe já precisou de ajuda.

Ela é tem uma doença hematológica autoimune que pode causar alguns sangramentos —a púrpura trombocitopênica imunológica. “Em um dia só minha mãe precisou de nove bolsas seguidas. Hoje está estável, mas era muito frequente”, relembra a ex-atleta.

Branca doou sangue pela primeira vez para essa campanha, porque antes, com a vida de esporte, não tinha peso necessário e não atendia a alguns requisitos. Bia, dois centímetros menor e alguns quilos mais leve, não pode doar.

Segundo Luiz Amorim,  diretor-geral do hemocentro, uma das metas da ação é atrair uma grande quantidade de pessoas de 16 a 29 anos. “Quem começa a doar sangue ainda jovem sente mais cedo a emoção de salvar uma vida e tem mais chances de se fidelizar”, afirma.

Meses de férias como julho, janeiro e dezembro são tradicionalmente os que contam com estoques mais baixos. De acordo com o Hemorio, neste período há uma queda de 40% e 50% das reservas.

TROCO LIKES

A ação foi criada pela agência Z+ e é inspirada na popularidade da hashtag #trocolikes.

O diretor de arte da Z+ Rio Rodrigo Melo afirma que desta forma a #trocolikes” ganha um significado social. “Visamos engajar não só os cariocas, mas espalhar a mensagem por todo o Brasil”, afirma.

“Vivemos na geração dos likes e não há melhor canal para falar com o público jovem do que as redes sociais”,  diz Melo.

Mesmo quem não tiver apto para a doação de sangue vai receber um certificado de que passou pela triagem e assim pode compartilhar pela web e ter um like dos influenciadores digitais.

Entre as personalidades que também participam da ação estão os atores Vinícius Wester, Heslaine Vieira (de “Malhação”, na Globo), Thati Lopes, Karina Ramil (Porta dos Fundos), os cantores Nathan Barone e Dani Russo, além das youtubers e influenciadoras Rachel Apollonio, Dora Figueiredo e Mharessa.

Segundo a agência, todos os participantes abriram mão de cachê.


—————————————————————————————————————

Sugestões, críticas ou dúvidas? Envie para
folha.inteligenciademercado@gmail.com

Siga também no Linkedin e no Instagram