Heinz faz rótulo gigante e promove voo de balão para destacar ingredientes de ketchup
Mateus Camillo
A Heinz lançou, em fevereiro, um novo rótulo no Brasil com o objetivo de destacar os ingredientes que compõem um de seus principais produtos: o ketchup.
O evidente “TOMATO KETCHUP”, escrito na parte da frente, deu lugar aos seis ingredientes do molho. “TOMATE, AÇÚCAR, VINAGRE, SAL, CEBOLA, AROMA NATURAL E SÓ”, que antes figuravam na parte traseira, em letras miúdas —como é costume na maioria dos produtos.
Para reforçar a campanha, a empresa criou o maior rótulo de Heinz do mundo: uma lona do tamanho de quatro piscinas olímpicas, com 4.500 m², instalada em um gramado no Centro Nacional de Paraquedismo de Boituva (SP).
E, no último sábado (6), a marca promoveu um passeio de balão na região para mostra a peça a jornalistas e influenciadores digitais.
O rótulo gigantesco, idealizado pela Heinz Brasil e pela agência Africa, levou cerca de 30 dias para ficar pronto. Foi necessária uma impressora especial de mais de 40 metros e 144 horas para a impressão completa. O transporte foi feito da Grande São Paulo para Boituva de caminhão.
“Como a gente não podia levar as pessoas para o espaço, pensamos no voo de balão para contar a história dessa ação, pois é possível, ao mesmo tempo, ver o rótulo, entender nossa mensagem e ainda se divertir”, diz Isabella Rizzo, diretora de marketing da Heinz Brasil.
Ele ficará mais duas semanas exposto no campo em Boituva e poderá ser observado por qualquer pessoa que passeie de balão ou salte de paraquedas nesse período no local.
Um pouco mais alto que um voo de balão —que alcança até 2 km de altura em um voo padrão— um satélite geoestacionário vai fotografar o rótulo a 600 km de distância.
“Percebemos que muitos não sabiam da qualidade e integridade dos nossos ketchups e nem que eram apenas seis itens na receita”, diz Thiago Rapp, gerente de marketing da Kraft Heinz Brasil.
A campanha vem em um momento em que gigantes dos alimentos, como Kraft Heinz, Coca-Cola e Danone, entre outras, acumulam quedas ou estagnações em suas vendas de produtos industrializados, em parte fruto de um movimento em busca de alimentação mais saudável.
Para Isabella Rizzo, diretora de marketing da Heinz Brasil, essa tendência ajuda a trazer relevância a produtos como o ketchup Heinz, por ser um produto que, segundo ela, não tem conservantes, espessantes ou aditivos artificiais em sua composição.
“O principal objetivo da campanha é mostrar esses seis ingredientes naturais, que fazem o ketchup ter um sabor incomparável”, afirma.
O novo rótulo é provisório e deve figurar nas prateleiras por pelo menos mais quatro meses, de acordo com a empresa. Não houve nenhuma mudança no design.
OUTRAS AÇÕES
Além do rótulo gigante, para dar visibilidade aos seis milhões de ketchups com nova roupagem que estão nos supermercados e à mensagem que a marca queria passar, a Heinz fez uma série de ações.
Na televisão, veiculou o comercial “Do que é feito?”, ressaltando os seis ingredientes da composição. Nas redes sociais da empresa, convidou os seguidores a mandarem dúvidas sobre o produto.
A Heinz vende alimentos a 200 países ao redor do mundo e tem em seu portfólio, além do ketchup, outros condimentos, como maionese, mostarda, barbecue e molhos de tomate.
Em 2015, a marca se tornou parte da Kraft Heinz Company, conglomerado resultante da fusão entre a Heinz Company e a Kraft Foods Group.
* O jornalista viajou a convite da Heinz
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