Brasil ganha 101 Leões em Cannes e bate resultado da última edição do festival

O Brasil conquistou 101 Leões no festival internacional de publicidade Cannes Lions neste ano, evento realizado de 18 a 22 de junho na Riviera Francesa. A marca superou os 99 prêmios da última edição e os 90 troféus de 2016.

O país só ficou atrás dos Estados Unidos (332) e do Reino Unido (110) no ranking de 2018, em que foram entregues 1186 Leões.

O resultado positivo veio mesmo após o evento promover algumas mudanças e diminuir o número de Leões distribuídos.

“Encerramos três grandes prêmios Lions, além de retirar e recombinar muitas subcategorias. Fizemos isso sabendo que significaria um volume menor de inscrições, mas foi a decisão certa no longo prazo”, comentou Philip Thomas, presidente do Cannes Lions.

De acordo com a organização, foram cerca de 32 mil inscrições neste ano. São trabalhos de 90 países que concorreram aos prestigiados Leões em 26 categorias.

Entre os prêmios conquistados nesta edição o Brasil conseguiu dos Grand Prix (principais troféus).

Um deles foi conquistado pela agência Grey Brasil, na categoria Mobile, com o comercial “Corruption Detector”(Detector de Corrupção), campanha foi feita para o Reclame Aqui.

Trata-se de um aplicativo gratuito que usa o reconhecimento facial para detectar processos de corrupção e improbidade administrativa que políticos respondem na Justiça.

O app é capaz de fazer a análise mesmo com a captura de imagem das pessoas em comerciais de TV, santinhos, cartazes e vídeos na internet, por exemplo.

O outro Grand Prix foi entregue na área Print & Publishing  à agência Africa, que produziu o comercial “Tagwords”, para a Budweiser.

A ação instigava o público a buscar no Google quatro elementos que apareciam nas peças:  um ano, o nome de um grande festival de música global e a marca da cerveja.

Quem fizesse a busca veria como resultados fotos de momentos marcantes de astros do rock em cenas históricas e espontâneas com a cerveja em mãos.

Por exemplo, digitando no Google “1969 musicians sessions Budweiser” o internauta seria levado a imagens de Mick Jagger e Keith Richards segurando uma Budweiser.

BRASIL EM CANNES NOS ÚLTIMOS ANOS

2013 – 115
2014 – 107
2015  – 108
2016 – 90
2017 – 99
2018 – 101

*Atualizado 26/6 às 11h29


+ Mais Inteligência de Mercado

Sugestões, críticas ou dúvidas? Envie para
folha.inteligenciademercado@gmail.com

Siga também no Linkedin, Twitter e Instagram