Portugal, Miami e outros destinos turísticos mudam imagem para atrair brasileiros
Foi-se o tempo em que Portugal era o destino apenas de bacalhau, pasteizinhos de Belém e do fado em Lisboa ou no Porto. Miami pode ser muito mais do que praia e outlets. A Califórnia vai além de praia e estúdios. E Israel tem mais a oferecer do que a imagem de Terra Santa.
Com representações de marketing e imprensa no Brasil, esses destinos turísticos tentam atrair mais brasileiros mostrando muitas outras faces disponíveis para receber os visitantes. Em comum, todos apostam em possibilidades para diversos públicos: jovens, famílias, casais, solteiros, LGBT…
E essa é uma das principais diretrizes de promoção de Portugal, afirma Bernardo Cardoso, diretor do Visit Portugal, responsável pela divulgação no Brasil. “Em primeiro lugar, queremos mostrar um país moderno, diversificado, autêntico, genuíno, ‘cool’ e que gosta de receber bem quem nos visita.”
Segundo ele, Portugal era visto como um país antigo, com muita história e muito bacalhau. “Hoje, no entanto, as pessoas descobriram exatamente o contrário, que somos um país jovem, dinâmico e empreendedor.”
Atrações como festivais de música, surfe, atividades ao ar livre, enoturismo e até o golfe fazem parte da estratégia para promover todas as regiões e descentralizar o fluxo de turistas que se concentra em Lisboa e no Porto.
“Queremos que as pessoas circulem por outras regiões como Algarve, Alentejo, e vejam a autenticidade do país, das suas aldeias históricas, dos seus castelos medievais, dos parques naturais, redescobrindo as suas raízes e desfrutando da nossa gastronomia”, ressalta Cardoso.
O país venceu o Oscar do turismo como o melhor destino da Europa em 2017 e 2018 e bateu seu recorde de visitantes no último ano, com uma alta de 12% e 12,7 milhões de estrangeiros o visitando. O Brasil representa o quinto maior mercado e, em 2017, enviou cerca de 870 mil pessoas ao país —um crescimento de 39% em relação aos 624 mil de 2016.
Movimento similar vive Israel. O pequeno país no Oriente Médio, apesar do tamanho, quer ressaltar que a jornada na Terra Santa pode ser combinada com muitos atrativos gastronômicos, esportivos (como maratonas e outras provas de bicicleta), culturais, bem-estar e tecnológicos, por exemplo.
O Brasil é o único escritório do Ministério do Turismo de Israel na América Latina, o que demonstra a importância do mercado nacional.
Em 2017, Israel recebeu 3,6 milhões de turistas, um recorde para o país, de acordo com o órgão. Destes, 56,5 mil foram brasileiros, que representam 60% a mais do que 2016, ano em que registrou 35,4 mil turistas. O país que lidera esse ranking é os EUA, de onde saíram cerca de 806 mil turistas no último ano.
Um dos obstáculos de Israel é superar o preconceito de parte do público com receio de ir ao país por causa de conflitos na região. “É preciso desmistificar essa questão”, afirma Renata Cohen, diretora-geral do Ministério do Turismo de Israel no Brasil. “Embora haja conflitos na região, que são localizados e superestimados pela mídia regular, é um dos países mais seguros do mundo e os turistas podem viajar tranquilos.”
Já nos Estados Unidos, dois destinos tradicionais também se reinventam em sua estratégias de divulgação e marketing para levar ainda mais brasileiros.
As praias e os estúdios da Califórnia, por exemplo, continuam sendo importantes mensagens, porque estão no imaginário do turista. Mas há muito mais por lá, defende Camila Anauate, diretora do Visit California Brasil.
“Temos regiões vinícolas, estações de esqui, parques nacionais, deserto, atrações multiculturais nos centros urbanos”, enumera. “Pelo tamanho do estado, é possível fazer muitas viagens em uma só. Um dia na praia, outro esquiando, outro provando os melhores vinhos. Ou voltar diversas vezes sem repetir roteiro.”
O Brasil sempre foi um mercado potencial grande para a Califórnia e há espaço para crescer. Segundo o Visit California, apenas 10% dos brasileiros que visitam os EUA vão ao estado em que estão cidades como San Francisco, Los Angeles e San Diego.
Em 2017, foram quase 180 mil viajantes brasileiros, que gastaram cerca de US$ 360 milhões. Neste ano, a expectativa é de atrair 186 mil turistas, que devem desembolsar algo perto de US$ 450 milhões.
No outro lado do território americano, na costa leste, Miami já tem consolidada sua reputação de praias e compras. Os outlets são o destino preferido de muitos dos brasileiros que vão à cidade —foram 500 mil visitantes no ano passado.
Rolando Aedo, vice-presidente do Greater Miami Convention & Visitors Bureau, que promove a cidade, destaca a estratégia de marketing direcionada para mostrar bairros multiculturais exclusivos como Little Havana, Wynwood, Coconut Grove e Historic Overtown. “Esses bairros oferecem além das experiências do caminho batido e das joias escondidas que estão enraizadas nas culturas e na herança individual dos habitantes locais.”
A cultura é um pilares nos investimentos na divulgação. O Paam (Pérez Art Museum Miami) e o Jungle Island, que atrai famílias para ter contato com animais, são alguns dos pontos de destaque.
A vida noturna também é movimentada na cidade, com bares, discotecas e shows ao longo do ano. É o caso do Sugar Bar, no topo do East Hotel, com turistas e moradores da high society de Miami.
INFLUENCERS
Como grandes marcas tradicionais, os destinos turísticos também contam com a ajuda de pessoas famosas para divulgar suas atrações —principalmente nas redes sociais. Esses influencers são dos mais variados —atores, cantores, modelos, blogueiros fitness…
Mariana Ximenes é uma dessas figuras. A atriz global foi convidada para ir ao festival Coachella 2017, na Califórnia, e marcou presença também no Rock in Rio Lisboa deste ano. Em Portugal, aproveitou para conhecer outras cidades, praias paradisíacas, gastronomia local. Tudo isso devidamente registrado em seu Instagram.
Portugal ainda conta com o incentivo natural de outra estrela mundial: Madonna, que se mudou para Lisboa em meados de 2017 e constantemente é notícia.
A Califórnia também promoveu uma minissérie protagonizada pela surfista brasileira Maya Gabeira, veiculada no Esporte Espetacular.
A iniciativa levou a equipe do programa global e Maya em uma viagem de motorhome pela costa do estado em busca de brasileiros que vivem do esporte. Ao todo foram cinco episódios, com cobertura diária da viagem no SporTV além de entradas ao vivo em programas —como “Encontro com Fátima Bernardes” e “Vídeo Show”—, e conteúdo para as redes sociais.
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