Apple faz anúncio sobre privacidade e traz à tona casos de Facebook e Google

“O que acontece em seu iPhone fica no seu iPhone”. Esse é o slogan da nova campanha da Apple que trata sobre privacidade de dados de seus usuários. A paródia do dito popular “o que acontece em Vegas fica em Vegas” pode ser vista em um anúncio em prédios da cidade americana.

A partir desta terça (8), Las Vegas é a sede de mais uma edição da CES 2019 (Salão de Eletrônica de Consumo), da qual a marca da maçã não participa. O evento é um dos principais do mundo da tecnologia e reúne grandes expositores.

A nova campanha da Apple pega carona em um momento conturbado de outros gigantes da tecnologia e ainda aproveita para remeter a um site em que destaca suas medidas de segurança.

O Facebook, por exemplo, tem enfrentado nos últimos meses grandes escândalos com vazamento de dados de usuários.

Só em 2018, a rede social de Mark Zuckerberg teve de se explicar sobre o caso da Cambridge Analytica, que veio à tona em março e afetou mais de 400 mil brasileiros, um roubo de login e senha de 50 milhões de contas, em setembro, e outra falha de segurança, em outubro, em que hackers roubaram dados de 30 milhões de usuários. Ainda no fim do ano, a empresa comunicou que aplicativos violaram permissões dadas pelos usuários e tiveram acesso às fotos.

O Google também é frequentemente lembrado por questões de privacidade, já que a coleta de dados e venda de anúncios é parte importante de seus negócios.

Em julho, por exemplo, uma reportagem do Wall Street do Journal mostrou que algumas empresas poderiam ter acesso às mensagens do Gmail dos usuários, por meio de aplicativos de terceiros.

À época, a diretora de segurança do Google, Suzanne Frey se manifestou: “Para ser absolutamente clara: ninguém no Google lê o seu Gmail, exceto em casos muito específicos em que você nos pede e nos dá consentimento, ou quando precisamos para fins de segurança, como para investigar um bug ou abuso.”



+ Mais Inteligência de Mercado

Sugestões, críticas ou dúvidas? Envie para
folha.inteligenciademercado@gmail.com

Siga também no Linkedin, Twitter e Instagram