Barbie tem novas versões em cadeira de rodas e com prótese na perna
A Mattel divulga a expansão da linha Barbie Fashionistas 2019 com um caráter inclusivo. As novidades para este ano englobam bonecas em cadeira de rodas e com prótese na perna.
Os novos modelos de um dos brinquedos mais famosos são acompanhados por outros bonecos, que incluem diferentes tons de pele, tipos de cabelo e forma física. Há Ken negro e com cabelo crespo e Barbies mais gordinhas, fugindo do padrão clássico estabelecido pela tradicional loira e magra.
Segundo a marca, a ideia é que as crianças tenham mais possibilidades de se sentirem representadas.
“Há 60 anos, Barbie é um reflexo da cultura e da moda e isso é fundamental para a relevância contínua da marca. Nosso objetivo, ao desenvolver a Barbie para a próxima geração, é continuar sendo a linha de bonecas mais diversificada do mercado”, afirma Kim Culmore, vice-presidente de design da Barbie, na Mattel.
Segundo ele, os novos modelos foram incluídos no portfólio para representar melhor as pessoas e o mundo que as crianças veem ao seu redor.
“Nosso compromisso com a diversidade e a inclusão é um componente essencial de nosso processo de design e estamos orgulhosos por saber que as crianças de hoje conhecerão uma imagem diferente da marca”, diz Culmore.
O preço sugerido da Barbie com cadeira de rodas é de R$ 150, mas elas ainda não estão disponíveis no Brasil. De acordo com a Mattel, ela vão chegar ao longo do ano por meio de grandes lojas varejistas.
Esse é um movimento que a Mattel vem tomando já há alguns em reação a críticas ao padrão de beleza rígido que as bonecas simbolizavam: alta, magra, loira e com cabelos lisos.
Além da diversidade étnica e física, o empoderamento feminino é um dos temas abordados em campanhas da Mattel.
A fabricante da Barbie já fez a ação “Imagine The Possibilities” (“imagine as possibilidades”) na TV americana. O vídeo mostra meninas em situações reais que vão de encontro à imagem de futilidade tradicionalmente ligada ao ícone infantil.
São momentos em que as crianças estão como professoras, paleontólogas, treinadoras de futebol americano, veterinárias e empresárias e surpreendem as pessoas presentes.”Quando uma menina brinca com Barbie, ela imagina tudo que pode se tornar. Você pode ser qualquer coisa”, diz a mensagem ao fim do vídeo.
Em 2018, a empresa lançou uma linha que homenageava ícones femininos. “Barbie Mulheres Inspiradoras” incluía a artista Frida Kahlo, Amelia Earhart (a primeira aviadora feminina), a cientista espacial Katherine Johnson, e a diretora Patty Jenkins, do filme “Mulher-Maravilha”.
+ Mais Inteligência de Mercado
Sugestões, críticas ou dúvidas? Envie para
folha.inteligenciademercado@gmail.com