Crianças com câncer se aproximam de jogadores do Brasil e ‘entram em campo’ com seleção

A tradicional entrada de crianças com jogadores de futebol teve um componente diferente no jogo entre Brasil e Honduras neste domingo (9), em Porto Alegre. A Mastercard, patrocinadora da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), promoveu uma interação entre dois meninos com câncer e os atletas da seleção, antes do amistoso vencido pela equipe de Tite por 7 a 0, no estádio Beira-Rio.

Onze crianças acompanharam os jogadores na hora do hino, mas a diferença é que duas delas estavam representadas em robôs: Heytor Queiroz, 8, e Keivson Ricardo Trindade, 10. Ambos estão internados no Hospital do Amor, em Barretos (SP), para tratamento oncológico, e estiveram no gramado graças à tecnologia. Impossibilitados de se deslocar até o estádio, eles contaram com telas de LED nos robôs que ajudaram a registrar ao vivo as reações dos dois dentro do hospital.

A ação faz parte da campanha da empresa que divulga as formas de pagamento por aproximação —os famosos cartões e aparatos contactless. “Entrar em campo com os jogadores de futebol é um sonho para milhões de crianças em todo o mundo. No entanto, parece ser impossível para muitos deles, especialmente aqueles que estão hospitalizados. Por isso, aproximamos essas crianças de seus ídolos”, diz Sarah Buchwitz, vice-presidente de comunicação e marketing da Mastercard Brasil.

Natural de Rio Verde (GO), Heytor se mudou com a mãe, o pai e o irmão de quatro anos para o interior de São Paulo há seis meses. O pequeno torcedor do Vasco luta contra um neuroblastoma, tipo de câncer encontrado em pequenas glândulas sobre os rins, e vai passar por um transplante nos próximos meses.

Já o palmeirense Keivson saiu de Paramirim, no sertão da Bahia, há quatro meses com o pai para tratar de um câncer no testículo em Barretos.

Ainda no sábado (8), a Mastercard levou os robôs para um teste dentro de campo e fez uma transmissão para os jogadores do Brasil conhecerem os garotos, que puderam falar com alguns de seus ídolos como Daniel Alves, Gabriel Jesus, Thiago Silva, Philippe Coutinho, o técnico Tite e o treinador de goleiros Taffarel. Gabriel Jesus durante a conversa com Keivson prometeu um gol para seu fã —marcou dois dos sete.

Para o desenvolvimento do projeto, a companhia contou com a agência WMcCann e da MediaMonks. Entre os desafios estavam a irregularidade da superfície do campo, o que dificultava o deslocamento dos robôs, operados remotamente. A empresa também destaca a criação de um software de streaming desenvolvido especialmente para ação e tentar evitar possíveis interferências nas frequências de rádio e transmissores de TV.

Além da ação no jogo, a Mastercard afirma que vai destinar R$ 1 milhão, por meio de incentivos fiscais, ao Hospital do Amor e apoiar projetos de prevenção, tratamento e pesquisa do câncer infantil e juvenil.

A ação vem na esteira de um movimento forte da empresa para divulgar a forma de pagamento por aproximação, que contaria inclusive com Neymar na divulgação. Porém,  após a acusação de estupro e agressão que o atacante da seleção enfrenta, a Mastercard suspendeu as peças com sua imagem para a Copa América.

“Nós temos uma série de ativações de marketing planejadas para o decorrer do campeonato que são focadas em promover o uso do pagamento por aproximação. Nós tomamos a decisão de parar aquelas ativações que incluem o embaixador da marca até que o assunto seja resolvido”, diz a marca em nota.



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