Taís Araujo faz campanha de uísque para ‘quebrar estereótipo de bebida masculina e elitizada’

Taís Araujo foi escolhida para protagonizar a nova campanha do uísque Chivas no Brasil. A atriz é a primeira mulher negra em uma ação da marca. “Temos muito orgulho que essa iniciativa tenha vindo do mercado brasileiro”, afirma Patrícia Cardoso, diretora de marketing da Pernod Ricard Brasil, empresa responsável por produtos como a vodca Absolut e o rum Havana Club.

Segundo ela, há um movimento da marca de se aproximar cada vez mais de mulheres. “Queremos quebrar o estereótipo de que uísque é uma bebida masculina e elitizada.”

“Há, sim, homens brancos e mais velhos que apreciam a bebida, mas também há uma uma parcela expressiva de consumidoras e consumidores mais jovens”, ressalta.

Apesar de continuar sendo uma marca premium, conta Patrícia, o consumidor mudou ao longo dos anos e houve crescimento entre o público feminino. “Hoje, temos muitas mulheres consumindo os nossos produtos. Na categoria de uísque, por exemplo, elas já representam mais de 40% do consumo da bebida”, indica.

Taís Araujo diz que sua figura pode ajudar a mudar a visão de uma marca, mas vai além. “Acho que está em ter uma mulher anunciando uma bebida que parece de homem, mas, na verdade, não existe isso”, afirma. “É como quando a gente fala que não existe brinquedo de menino e menina. Não existe bebida de homem e bebida de mulher. Bebida é bebida. Isso depende do gosto da pessoa”, completa.

No vídeo, Taís passa uma mensagem justamente de quebra de estereótipos, com um jogo de palavras.

“Dizem que eu sou uma atriz/modelo. Mas eu sou bem mais que isso. Eu sou um blend. O estereótipo que não espera pra ser desconstruído e passa em cima dos paradigmas sem baixar a cabeça. Uma obra da coletividade além das barreiras da sociedade. Que quando a gente se abre para novas ideias, novas pessoas, é que encontra o caminho do sucesso”, diz.

De acordo com a marca, o filme apresenta Taís como “a grande personificação do novo significado do sucesso, que não é medido pela riqueza material alcançada, mas sim pela trajetória percorrida e pelo impacto positivo nas pessoas e comunidade ao seu redor.”

“Uma mulher com as minhas características protagonizando uma campanha como esta é algo que vem não só para mostrar representatividade de consumo, mas também uma grande ruptura nos padrões pré-estabelecidos de que mulher não pode beber uísque, que é uma bebida para homens apenas,” afirma Taís Araujo.

A artista que está no elenco de “Amor de Mãe”, próxima novela das 21h da Globo, conta que ficou feliz quando foi chamada para a campanha, porque realmente bebe uísque.

Foi essa perspectiva que fez com que o rótulo escocês Chivas visse Taís como um bom elo para se conectar ao público brasileiro, um target mais jovem.

Há cerca de três anos começamos a querer trazer a Taís mais para perto da marca. Desde a campanha com o Javier Bardem procurávamos alguém com mais expressividade no mercado brasileiro para trabalharmos o novo conceito de sucesso que estávamos carregando em nossas mensagens globalmente”, afirma a diretora de marketing da Pernod Ricard.

O intuito, segundo Patrícia Cardoso, é  “quebrar paradigmas e desassociar uísque de padrões antiquados e que não condizem com a realidade que vivemos hoje”. 



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