Com prêmio de R$ 20 mil, Ambev busca startups para criar novas experiências de consumo
Em meio à pandemia, a Ambev criou uma ação para encontrar parceiros e criar novas experiências para seus consumidores na área do trade marketing. Com prêmios de até R$ 20 mil, o Innova Trade Challenge tem inscrições de 15 de julho até 2 de agosto, que podem ser feitas no site oficial por startups, outras empresas e criativos.
Segundo a empresa, a ideia é obter soluções inovadoras para jornada em bares, restauemprantes e lojas. Para isso a Ambev criou três cenários para desafiar e buscar as soluções dos participantes (veja ao fim do texto)
Após a pré-seleção, os classificados serão avaliados para a etapa final com opções que apresentarem com as seguintes possibilidades: phygital (physical + digital), realidade aumentada, realidade virtual, inteligência artificial, IOT (Inteligência das Coisas), holografia, novas opções de pagamento, wayfinding, chatbots, voicebots e data.
Os finalistas, por fim, vão participar do Pitch Day, no dia 14 de agosto, para apresentar seus projetos para a equipe de trade marketing da Ambev.
O primeiro lugar receberá aporte de R$ 20 mil. Os segundo e terceiro lugares ganham R$ 12,5 mil e R$7,5 mil, respectivamente, e entram para a base de possíveis fornecedores da cervejaria.
“A Covid-19 intensificou as mudanças nos hábitos de consumo, então os bares e restaurantes vão precisar se reinventar para a retomada e queremos apoiar os empreendedores nesse momento”, afirma Fernando Mazzarollo, diretor de trade marketing da Ambev.
Desafios propostos
1- Inovar nos bares: os consumidores têm preferido ficar em casa para consumir. Então, como podemos criar experiências exclusivas muito além do produto, que só o bar possa proporcionar e sirva de alavanca para os estabelecimentos atraírem novamente os consumidores?
2- Tornar-se uma referência em Trade: os consumidores vão para as lojas buscando interagir com suas marcas favoritas. Assim, as lojas são um ponto de contato para uma experiência. O desafio é: como podemos inovar e nos diferenciar no trade (supermercados, bares, no online e em eventos) criando materiais e experiências imersivas, multissensoriais e personalizadas, que vão além do produto e levem o espírito das marcas, garantindo presença de cada uma delas no momento certo, onde o cliente estiver.
3- Conhecer o nosso consumidor: em um mundo conectado, formar uma base de dados e saber ler essas informações para conhecer cada vez mais os consumidores é essencial. Como podemos conhecer quem são os nossos consumidores, seu comportamento e sua jornada capturando dados nos meios físicos e digitais e interpretando-os para obter insights relevantes e possa criar experiências personalizadas para eles?