Nestlé observa mudanças na família brasileira e redefine pacotes de cereal ‘tamanho família’
As famílias mudaram e a Nestlé fez essa constatação. “Hoje elas têm tamanhos e formatos diferentes”, diz a empresa. “Mas se existe família pequena, média e grande, por que a expressão ‘tamanho família’ ainda se refere apenas a produtos enormes, acima das medidas e padrões?”
Com essa indagação, a fabricante de alimentos redefiniu o tamanho de sua linha de cereais matinais Cheerios de acordo com os padrões da sociedade, baseados na pesquisa Pelas Famílias, da consultoria 65|10.
Foram criadas oito embalagens de formatos variados que representam os novos perfis identificados: família de uma pessoa e um pet; casais sem filhos; mães solo; casais com animais; famílias com agregados; pais separados e que filhos moram em duas casas; para duas famílias que viraram uma (filhos, pais, padrastos e madrastas); e para amigos de república que são como irmãos.
“O estudo mostra que o modelo que se convencionou chamar de ‘tradicional’, o casal hétero com filhos, não é mais maioria absoluta”, justifica Rafael Nadale, diretor de comunicação e branding da Nestlé Brasil.
A ideia é inicial é manter os produtos especiais disponível pela internet.
Para passar mais informações e debater o tema, a Nestlé promoveu uma série de lives com influenciadores em agosto. Mari Uhlmann, Juliana Luziê, Rafa e Luke, Tarine Gulusian, Klebio Damas e Michele Passa falaram sobre assuntos como criação homoafetiva, maternidade real, famílias com pets, maternidade solo, reconstituição da família padrão e outras questões da vida doméstica.
De acordo com dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), feita pelo IBGE em 2015, em 26% dos lares, mulheres criam seus filhos sozinhas, sem a presença de um companheiro ou companheira, enquanto 3% das casas têm homens que assumem sozinhos a paternidade.
Michele Passa, 35, que costuma falar de estilo, beleza e educação, é mãe da Zahara, de quase dois anos. Nas redes, o dia a dia com a filha e o marido Bruno fica evidente e a criação antirracista do casal negro é presente.
Já Tarine Gulusian, 34, mãe solo de dois filhos (Bernardo, 12, e Bella, 4), também divide a rotina com eles nas redes.
“A maior diferença de mãe solo pra mãe que é casada é que o trabalho é duplicado, então dá um pouco mais de cansaço. Mas hoje eu me acostumei, a gente se adapta à realidade”, afirma a influenciadora.
“É legal pra gente entender essa pluralidade da família brasileira. É muito bom ter uma conversa onde todo mundo pode se sentir representado”, diz Mari Uhlmann, 29, casada com o ator Felipe Simas, 27, e mãe de Vicente, 6, Maria, 3, e Joaquim, de alguns meses.
O casal Rafa, 28, e Luke, 33, estão juntos há mais de 10 anos e tinham o sonho da dupla paternidade. No começo do ano, o desejo se tornou realidade ao conseguiram adotar o pequeno Kauan, 6.
“Uma das coisas mais lindas da adoção é você conseguir transformar a realidade de uma pessoa, porque ela vai ter amor, alegria, carinho excessivo, porque a gente é de ficar amassando”, afirma Luke. “Ele [Kauan] está ensinando mais a gente do que a gente ensina ele. Eles ensinam sem saber”, afirma o youtube Rafa.
ABAIXO, LEIA ENTREVISTA COM O DIRETOR RAFAEL NADALE
Inteligência de Mercado – Como foi o estudo para a mudança de embalagens de acordo com as diferentes famílias?
Rafael Nadale – Cheerios sempre se posicionou como um cereal matinal para a família inteira e para todas as famílias. Quando a marca teve contato com o estudo Pelas Famílias, chamou a atenção para os diversos formatos de família no Brasil. O estudo mostra que o modelo que se convencionou chamar de “tradicional”, o casal hétero com filhos, não é mais maioria absoluta. Diante disso, surgiu o insight: se há tantos diferentes formatos e tamanhos de família, por que a expressão “tamanho família” diz respeito a só um? O insight nos levou a buscar soluções para produzir uma edição limitada de embalagens que representam os oito tipos de família mais comuns no Brasil.
Qual a importância de as marcas perceberem as mudanças no comportamento dos brasileiros?
Entendemos que é crucial que as marcas evoluam com a sociedade, pois o comportamento do brasileiro dita a conexão com as marcas e por fim o consumo de seus produtos. Marcas que percebem comportamentos com mais agilidade ganharão a atenção do consumidor.
Qual o objetivo das lives com os influenciadores?
Dar voz aos diversos tipos de família representados pelas embalagens era a melhor forma de divulgá-las. Fizemos uma programação com lives em que influenciadores membros de famílias com as oito diferentes configurações puderam trocar experiências sobre a convivência familiar e debater temas como diversidade, preconceitos e as formas como famílias são encaradas pela sociedade. Assim como as embalagens, as lives foram além do que seria uma propaganda tradicional e serviram como plataforma para uma importante conversa, tendo a marca como pano de fundo.
A empresa tem nos planos fazer com outros produtos essas adaptações? Quais tópicos mais estão no radar da Nestlé?
As embalagens foram lançadas como uma edição limitada e estudamos viabilizá-las de forma permanente, a depender da resposta do público. Além da representatividade e da acessibilidade, a vertente que hoje mais mobiliza mudança nas nossas embalagens é o desafio da sustentabilidade. Temos uma jornada para tornar as embalagens cada vez mais sustentáveis. Temos o compromisso global de tornar todas nossas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025 e, mais ambicioso ainda, o de alcançar o impacto neutro em nossas operações até 2035.
Em 2019, lançamos projeto RE –reduzir, reciclar, reusar, recriar. É um convite para que as pessoas e também nós, como empresa, possamos repensar nossas atitudes. O RE tem uma visão de longo prazo, com ações que contemplam três grandes pontos: repensar nossas embalagens, estimular a cadeia de reciclagem no Brasil e contribuir para a conscientização dos consumidores sobre descarte correto.
Como a Nestlé entende a família brasileira atualmente?
Os valores da Nestlé são baseados no respeito. Respeito pela diversidade, pela representatividade e por diferentes formas de pensar. E sabemos que existem muitos tipos de famílias, como nos mostram os dados de IBGE e pesquisa Pelas Famílias, que mencionamos. A campanha de Cheerios foi baseada em inúmeros perfis de famílias brasileiras identificados nesta pesquisa.
Há membros do governo que citam “famílias desajustadas” ao mencionar famílias em que há gays, por exemplo. Como a Nestlé observa esse cenário?
Como uma empresa global e multicultural, a Nestlé tem o compromisso de promover a diversidade e a inclusão, tendo como um de seus pilares mais relevantes o respeito. A companhia trilha uma jornada de estímulo à diversidade há anos, agindo de forma inclusiva e engajada com a sociedade e as partes interessadas em toda a cadeia de valor e ambientes de negócios da Nestlé. Em 2019, a Nestlé Brasil assinou a Carta de Adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e aos seus 10 Compromissos. Dessa forma, compartilha do objetivo de estimular o diálogo entre a comunidade empresarial, organizações da sociedade, governos e entidades mundiais que atuam na promoção do respeito e da igualdade.