Maradona levou humor a campanhas de marcas brasileiras; relembre

A rivalidade entre Brasil e Argentina, principalmente no futebol, é comumente abordada por marcas nacionais em suas propagandas. Um dos expoentes desta rixa é Diego Armando Maradona, que morreu nesta quarta-feira (25).

Em 2006, para a Copa do Mundo na Alemanha, o Guaraná Antarctica reuniu alguns craques para uma campanha. Em um comercial de cerca de 30 segundos, jogadores da seleção brasileira cantam o hino nacional. Ronaldo, Kaká e, de repente, surge Maradona com a camisa amarela entoando a canção com sotaque portenho.

Na verdade, era apenas um sonho (ou pesadelo, no caso), já que na sequência o astro aparece na cama, acordando assustado e vestindo camiseta regata com as cores da Argentina.

Ao olhar para o lado, sobre a mesa de canto, algumas latas da bebida: “Caramba, que pesadelo! Creo que estou bebendo mucho Guaraná Antarctica”, diz.

Dois anos depois, a D10S mudou de refrigerante. A Coca-Cola lançou a pergunta para o público: “Quem foi melhor? Pelé ou Biro Biro?”.

Em uma das peças em vídeo são mostradas as vantagens de Biro Biro sobre Maradona. O ex-meio-campista do Corinthians vence no quesito quantidade de cachos de cabelo, número de gols contra (três no total) e número de marcas de arroz com o seu nome.

Ao final da campanha,  o brasileiro vence por um voto.

No ano da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, algumas marcas resgataram a figura do Pibe, um de seus apelidos na Argentina.

Em uma delas, do bomnegocio.com, ele encabeça, literalmente, uma poltrona inconveniente que é vendida por um dos atores por meio do antigo site de classificados.

Mesmo quando não apareceu, Maradona esteve presente em campanha. Foi o caso de ação da Havaianas que teve Romário como protogonista, também em 2014.

O ex-jogador, fundamental para a conquista do tetracampeonato do Brasil em 1994, compra um par dos chinelos e envia o pé esquerdo para a casa do argentino.

O baixinho assiste a uma partida com amigos e, quando questionado onde está a outra peça, ele responde: “Tá com quem merece”.