Brasil recebe 68 leões no festival Cannes Lions

O Brasil recebeu 68 troféus na edição deste ano do Cannes Lions –Festival Internacional de Criatividade–, principal evento global da indústria de publicidade e marketing, realizado de forma virtual de 21 a 25 de junho.

Entre as premiações recebidas pelas agências do país, estão três Grand Prix (Africa, Gut e VMLY&R), 13 leões de ouro, 18 de prata e 34 de bronze.

A Africa foi a brasileira com mais troféus neste ano, 21 ao todo —com um Grand Prix, seis ouros, quatro pratas e dez bronzes.

O Grand Prix, premiação máxima do festival, foi conquistado na categoria Entertainment Lions for Sport com o projeto “Salla 2032”. Ele traz um apelo sobre a gravidade da crise climática e as consequências do aquecimento global.

Entre as campanhas vitoriosas da Africa está ainda “O Valor da Notícia” –ou “The Most Valuable News”, em inglês–, criada para a Folha e que recebeu o leão de ouro em mídia impressa (print & publishing) e de prata em mídia externa (outdoor). Também foi premiada com um leão de prata em mídia impressa a série de peças “Femicide/Burning/Oil”, da mesma campanha.

O top 3 de agências brasileiras tem, depois da Africa, a AKQA (três ouros, cinco pratas e quatro bronzes) e VMLY&R (um Grand Prix, um ouro, quatro pratas e três bronzes).

O Brasil ainda recebeu um Grand Prix inédito, na categoria Glass: The Lion for Change, que destaca a criatividade que muda a cultura. A honraria ficou com a campanha “I am, feita pela VMLY&R, para a Starbucks.

A ação mostra um loja da rede de cafeterias transformada em um cartório onde  pessoas trans podiam, legalmente, mudar de nome de forma gratuita.

Por causa da pandemia, o a 67ª edição marcada em 2020 teve de ser cancelada. Os trabalhos inscritos no ano passado disputaram os prêmios neste ano.

Ao todo, 478 jurados de 55 países estiveram no na avaliação dos leões e foram distribuídos 982 troféus para trabalhos de 53 países.

Em 2019, o  festival francês de publicidade diminuiu o número de premiações, de 1.186 para 933 — e 85 foram dados a participantes brasileiros.

 


+ Mais Inteligência de Mercado

Sugestões, críticas ou dúvidas? Envie para
folha.inteligenciademercado@gmail.com

Siga também no Linkedin, Twitter e Instagram