Kobra prepara mural em SP, usa cápsulas de café para arte e foca sustentabilidade
Conhecido por diversos murais gigantes em São Paulo e em tantas cidades pelo mundo, o grafiteiro e muralista Eduardo Kobra se uniu à Nespresso para um projeto de arte upcycling, técnica que utiliza materiais que seriam descartados para a produção.
Para a escultura Nossas Ações Dizem Tudo, Kobra usou itens como cápsulas de café, tecido, linhas, latas de alumínio, flores de plático, vidro e papelão.
“O artista elevou ao patamar de arte itens que poderiam ser dispensados, provocando uma reflexão quanto a importância da reutilização de itens recicláveis”, afirma a Nespresso.
A ação faz parte de um movimento da Nespresso, com foco na preservação ambiental, e vai contar ainda com um segundo trabalho do artista para alertar para a importância da economia circular e da sustentabiliadde, explica a marca. A escultura fica na vitrine da loja na tradicional rua Oscar Freire, nos Jardins, bairro nobre da capital paulista.
“Fiquei muito feliz em ter sido convidado para esta parceria com a Nespresso, porque ao mesmo tempo que ela possibilita que eu seja criativo e produza uma obra de arte, também está coerente com um dos valores que mais prezo ao longo de minha carreira: a preservação do meio ambiente”, afirma.
Ele conta que com a ação mistura o meio e a mensagem. “Fazendo com que a arte em si já seja calcada na ideia de transformação sustentável.”
Kobra será responsável ainda pela produção de um mural de presente para São Paulo, diz a empresa, com local a ser definido ainda. As intervenções marcam o aniversário de 15 anos da marca no Brasil.
“Ao fim do período de exposição da primeira obra, será inaugurada uma intervenção artística definitiva da marca como um presente para a cidade de São Paulo, que tem uma relação tão intensa com o café, desde a história de sua formação, até o alto consumo da bebida em diferentes momentos do dia, até hoje”, indica a Nespresso.
O novo painel de Kobra vai retratar parte da história dos grãos brasileiros. A data de inauguração tampouco está certa, mas a ideia é lançar ainda na primavera deste ano.
No Brasil, a Nespresso deu início a um programa de reciclagem em 2011 e, segundo a companhia, investe mais de R$ 5 milhões por ano em ações relacionadas.
“A arte é um catalisador para mudanças positivas, pois provoca sentimentos e emoções, que resultam em transformação”, afirma Monica Lopes, diretora de marketing da Nespresso no Brasil. “O olhar do Kobra é um incentivo à reflexão, aliás, uma provocação para estimular as pessoas a pensarem sobre a importância em dar uma segunda vida a itens que poderiam ser dispensados. Isso é sustentabilidade.”
+ Mais Inteligência de Mercado
Sugestões, críticas ou dúvidas? Envie para
folha.inteligenciademercado@gmail.com