Flamengo leva Zico ao Maracanã e recria voz de seu pai para homenagem surpresa
O Flamengo levou Zico ao Maracanã mais uma vez para uma homenagem surpresa de Dia dos Pais, celebrado no domingo (8). Ao lado de seu patrocinador Mercado Livre, o clube rubro-negro fez com que o Galinho de Quintino ouvisse um pedido com a voz de seu pai, Seu Antunes, que morreu em 1986, para marcar mais um gol no gramado do estádio.
O som foi recriado por meio de inteligência artificial e ilustrou o desejo de Seu Antunes. Um dos maiores ídolos do Flamengo afirmou que seu genitor não teve a oportunidade de vê-lo jogar no Maracanã devido a problemas no coração e decepções —e Zico é o maior artilheiro do estádio com 334 gols.
“Meu pai estava no Maracanã na fatídica final da Copa de 50 e ficou tão chateado com o resultado que nunca mais colocou os pés lá”, conta Zico, sobre a derrota do Brasil para o Uruguai por 2 a 1. “Ele se foi há mais de 30 anos e eu sempre falei para o meu filho que eu gostaria muito que meu pai tivesse vivido esse momento, de ver o filho fazendo um gol naquele gramado sagrado, vestindo a camisa do Flamengo.”
Segundo o Mercado Livre, o ex-atleta foi encaminhado ao gramado pensando ser mais uma ação comum de Dia dos Pais e não imaginava o que estaria por vir.
“Zico, o meu filho, eu sei, faz tempo que você não ouve a minha voz. Você sabe como eu amava ver jogar desde menino. A única coisa que faltou foi ver um gol seu aqui, no Maracanã. Então, hoje eu queria te pedir uma coisa: um gol. Só mais um. Dessa vez para eu ver de pertinho”, disse a reprodução da voz.
A essa altura, o Galinho estava no centro do campo com a camisa de número 335, em referência ao tento que marcaria instantes depois para a campanha.
“Foi um sonho realizado poder ouvir a voz do meu pai novamente. O mundo mudou e a tecnologia possibilitou ter, mesmo que por poucos momentos, a sensação e a alegria de ter meu pai comigo novamente”, diz Zico.
“Quisemos criar uma conexão entre os pais e filhos que estão longe e também com os apaixonados por futebol ao destacar a história do jogador Zico, ícone do Flamengo. Além disso, nosso filme quer mostrar que nunca é tarde para se realizar sonhos”, diz Thais Nicolau, diretora regional de branding do Mercado Livre.
Para Bruno Brux, diretor-executivo de criação da agência GUT São Paulo, responsável pela ação, trata-se de uma campanha inspiracional e que fala sobre como as relações entre pais e filhos transpassam barreiras físicas.
“Hoje, a tecnologia nos proporciona infinitas novas possibilidades para despertar sentimentos no público. Esse é o objetivo da campanha, aflorar os sentimentos das pessoas pelas suas figuras paternas, sejam elas quem forem, em qualquer lugar”, explica.
+ Mais Inteligência de Mercado
Sugestões, críticas ou dúvidas? Envie para
folha.inteligenciademercado@gmail.com