Inspirado em Will Smith e Eddie Murphy, Khaby Lame faz rir no TikTok e atrai marcas

Aos 21 anos, Khaby Lame é um fenômeno na internet. O jovem que nasceu no Senegal, mas vive na Itália desde que tinha 1 ano, alcançou a marca de 100 milhões de seguidores no Tiktok na segunda (9). Seus vídeos, que mostram maneiras simples e óbvias de fazer algo que as pessoas tentam complicar, viralizam e divertem o público na internet.

Sem grandes produções, o conteúdo do tiktoker fez com que ele tivesse um crescimento expressivo nas redes sociais desde março de 2020. Foi no início da pandemia que ele resolveu começar a produzir o material, logo após ser demitido de uma fábrica de filtros.

“Eu comecei porque encontrei o momento em que pude fazer aquilo que eu gostava. Comédia e vídeos”, diz Khaby Lame em entrevista por videochamada, diretamente de Milão, no escritório de seu empresário, a cerca de 120 quilômetros de Chivasso, onde mora com sua família.

VEJA O TIKTOKER KHABY LAME EM ENTREVISTA

O tiktoker conta que já fazia pequenas esquetes no YouTube, mas que por causa do trabalho fixo sempre precisava parar.  “Para mim a quarentena foi algo muito ruim, mas eu a usei para levar alegria por meio dos meus vídeos.”

No Tiktok, atualmente a atriz e influenciadora americana Charli D’Amelio tem mais seguidores do que Khaby, com 122 milhões. Além da rede chinesa, ele está no Instagram, onde soma quase 35 milhões de seguidores.

A cara de reprovação e as mãos indicando uma tarefa evidente de se concluir, sem dizer nada, viraram a marca registrada de Khabane, seu nome real. “A língua universal é aquela não falada. Você me entende, ele me entende, todos entendem. E o sucesso eu acho que foi por causa das minhas expressōes que penso que faziam as pessoas rirem. Os meus gestos e sobretudo a simplicidade. Acho que esse foi o segredo.”

Profissionais da área concordam. “O fato de ele não falar palavras nas suas comunicações acaba democratizando muito esses conteúdos, porque se ele falasse em italiano talvez ele iria limitar o público brasileiro e americano a compartilhar isso”, diz Flávio Santos, presidente-executivo da MFideld, agência de marketing de influência, que tem feito a mediação entre a equipe de Khaby Lame com empresas no Brasil.

Hoje, conta o influenciador, os países que mais geram seguidores para ele são Brasil, Rússia e Estados Unidos.

Com números expressivos, assim como seus gestos nos vídeos, grandes marcas se sentiram atraídas por sua figura. Barilla, Bershka (do mesmo dono da Zara), Netflix e 99 são algumas das companhias que resolveram contratar o influenciador digital para ações de publicitárias.

“Tínhamos o desafio de explicar que o aplicativo da 99 é simples e torna a vida das pessoas mais prática e o Khaby é certeiro nesse quesito”, afirma Cleber Paradela, diretor de soluções de marketing  da 99. “Além disso, percebemos, por meio da quantidade de memes surgindo nas redes sociais e WhatsApp com o seu rosto, que ele havia caído no gosto popular dos brasileiros.”

Segundo o executivo, as redes sociais da 99 tiveram recorde de engajamento e houve uma “incrível  geração de downloads do app atraindo novos usuários”.

“O que chama a atenção das marcas, tirando o ineditismo, que é uma figura pública nova, é muito o formato dinâmico dos seus conteúdos. A gente consegue adaptar esses formatos para diversos serviços e produtos”, justifica Flávio Santos.

Para o executivo da MField, Khaby é um “comediante, um criador de conteúdo, um ator de excelência, que consegue com mímicas e com timing de humor muito bom engajar esse público com vídeos de 30 segundos, 1, 2 minutos e que prende a audiência até o final.”

“Os criadores que abraçam o espírito alegre, positivo e autêntico do TikTok, normalmente, são aqueles que têm mais sucesso na plataforma. Ronaldo Marques, head de Parcerias de Conteúdo do TikTok Brasil.

Will Smith, Eddie Murphy e Omar Sy figuram entre as personalidades que inspiram Khaby. “Esses são grandes atores que desde pequeno me fizeram querer entrar neste mundo e fazer pessoas rirem como eles me fazem rir.”

Em seus vídeos, Khaby também deixa evidente sua paixão por esportes —ele é torcedor da Juventus, time atual de Cristiano Ronaldo. No feed do tiktoker, o público pode ver jogadores e ex-jogadores como o italiano Del Piero, o argentino Dybala, o brasileiro Arthur e o francês Mbappé fazendo uma graça.

“Eu gostaria de encontrar e fazer vídeos com o Neymar, com o Mbappé ou mesmo com o Kanté… Com Messi, com Cristiano Ronaldo, eles são ídolos, lendas”, enumera.

A internacionalização de seu trabalho fez com que muitos o conhecessem como tiktoker italiano. Mas o Estado ainda não o reconhece como tal, mesmo passando praticamente a vida inteira ali.

Khaby enfrenta a burocracia para conseguir a cidadania italiana, mas diz não se importar muito com um título oficial. “Sinceramente, não me cria problemas não ter a cidadania italiana, porque não preciso de uma folha de papel que me diga ‘você é cidadão italiano’”.

Ele conta que o único obstáculo seria para viajar para os Estados Unidos, por exemplo, já que com o passaporte senegalês conseguir um visto é mais difícil.

“Eu me sinto tanto senegalês como italiano e aquilo que as pessoas dizem ‘você não é italiano, porque não tem a cidadania italiana’ não me interessa.”

Negro e muçulmano, Khaby também expõe que não sente racismo e intolerância religiosa fortes em seu dia a dia. “Eu pessoalmente nunca sofri, porque moro e cresci em um bairro de casas populares. É uma especie de gueto, e ali há brancos, negros, chineses, sicilianos, napolitanos…”

Além da vontade de conhecer Neymar, o influenciador expõe seu apreço pelos fãs brasileiros com uma camisa da seleção pentacampeã. “Eu sou apaixonado pelo Brasil. Comecei a me informar sobre o país quando saiu aquele ‘Velozes e Furiosos’ filmado aí.”

“Mesmo sendo muçulmano eu gostaria muito de ver o Cristo Redentor. Para mim isso é sempre cultura, não importa se você é muçulmano ou cristão. No fim é sempre cultura e é muito bonito ver essas coisas.”


+ Mais Inteligência de Mercado

Sugestões, críticas ou dúvidas? Envie para
folha.inteligenciademercado@gmail.com

Siga também no Linkedin, Twitter e Instagram