Com projeção na Augusta, startup chama a atenção para desemprego de jovens
A startup Galena, uma edtech voltada ao preparo e inclusão de jovens da rede pública de ensino no mercado de trabalho, criou o movimento #SejaPonte para chamar a atenção para problema de desemprego, especialmente na parcela ativa com menos idade.
Para dar visibilidade à ação, a empresa fez uma projeção nesta quinta (23), das 19h às 23h, em um prédio na rua Augusta com imagens de pessoas que participaram do programa da empresa. Quem passar pela região do número 467 da conhecida via pelo centro de São Paulo vai ver os personagens com o dizer “Seja Ponte”.
Nos cursos de capacitação que a edtech oferece os estudantes não pagam nada. O acerto é feito após uma contratação com parcelas correspondentes a 20% do salário do jovem.
A próxima turma já tem 300 vagas abertas com início em outubro para o programa Vendas & Sucesso do Cliente. As inscrições para o módulo de quatro meses podem ser feitas pelo site galena.com por qualquer pessoa com ensino médico concluído na rede pública, sem exigência de inglês, curso técnico ou experiência.
De acordo com o IBGE ((Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o desemprego estava em 14,1% no segundo trimestre deste ano, acima do registrado no mesmo período de 2020 (13,3%). O país tem 14,4 milhões de desempregados.
Segundo a Galena, a intenção da ação na Augusta é que as pessoas reflitam sobre o que é ser ponte. “Nós queremos provocar e ser agente de uma transformação sistêmica na empregabilidade do país, ser efetivamente a ponte entre o jovem e o mercado de trabalho”, diz Guilherme Luz, presidente-executivo da Galena.
“Mas para isso precisamos de um pacto coletivo entre pessoas e empresas. Todos precisam assumir uma parcela de responsabilidade com o problema do desemprego entre os jovens”, afirma Luz. O executivo ressalta que o intuito é fomentar a auto-responsabilização de diferentes atores, passando pelo jovem, que pode indicar o programa para um amigo, para o funcionário de RH, que pode fazer seleções diferentes na empresa, e pela figura de chefe de família, que pode comentar com os filhos.
A Galena tem como parceiros grandes empresas como Unilever, iFood, QuintoAndar, Stone, Itaú e Dell e já empregou 60 jovens com salários que passam R$ 2.000. Todos os empregados são da primeira turma do curso qualificatório.
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